Paraíba realizou 163 transplantes de órgãos e tecidos em 2023
Só neste final de semana cinco paciente foram beneficiados por uma doação de múltiplos órgãos
Neste fim de semana, as vidas de cinco pacientes que aguardavam ansiosamente na lista de espera por um órgão para transplante na Paraíba foram transformadas, graças à generosidade da família de uma paciente de 59 anos. A doação dos órgãos foi autorizada e o procedimento foi realizado com sucesso no Hospital Metropolitano, localizada em Santa Rita, na Grande João Pessoa.
A paciente, que havia sofrido uma hemorragia intracraniana, teve sua morte encefálica confirmada após um rigoroso protocolo de verificação. Esse procedimento inclui a realização de dois exames clínicos, um teste de apneia e um exame complementar comprobatório. Os exames clínicos são conduzidos por dois médicos independentes, em horários diferentes, que não fazem parte das equipes de transplante.
A autorização concedida pela família permitiu a doação de múltiplos órgãos. O fígado foi destinado a uma mulher de 65 anos, enquanto os rins foram destinados a dois homens, de 57 e 44 anos, respectivamente, que agora poderão se libertar das sessões de hemodiálise. Além disso, as córneas foram doadas, seguindo o protocolo, primeiro encaminhadas ao Banco de Olhos e, posteriormente, utilizadas para realizar cirurgias.
Rafaela Dias, diretora da Central Estadual de Transplantes, ressaltou a importância dos familiares nesse processo. Ela destacou que a autorização da família é um passo fundamental para que a doação seja possível e que essa decisão está proporcionando uma nova chance de vida para outras cinco pessoas.
Patrícia Monteiro, coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do Hospital Metropolitano, informou que essa foi a quarta doação múltipla registrada na unidade neste ano. Ela atribuiu esse aumento no número de doações ao poder da decisão nas mãos das famílias doadoras.
No decorrer do ano de 2023, a Paraíba já realizou 163 transplantes de órgãos e tecidos. Esses números incluem 117 transplantes de córneas, seis de coração, 15 de fígado, 21 de rim e quatro de medula óssea. No entanto, a lista de espera ainda conta com 301 pessoas aguardando por uma córnea, quatro por um coração, 15 por um fígado e 166 por um rim. A doação de órgãos e tecidos continua sendo uma esperança para aqueles que aguardam por uma nova oportunidade de vida.
Leia também:
- Homem é preso com espingarda calibre 12, drogas e dinheiro em João Pessoa
- Segue em estado grave criança atropelada por moto no bairro do Cristo em JP
- Governo libera verba para construção de viadutos e passarelas na BR-230, na PB
- Dupla suspeita de assaltos é detida após colidir contra viatura da PM em João Pessoa