200 prefeituras da PB protestam por mais recursos nesta quarta (30)
Atividades administrativas das prefeituras serão suspensas, segundo a Famup
Um protesto contra as quedas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), nesta quarta-feira (30), deve paralisar as atividades administrativas em 200 prefeituras da Paraíba. A informação foi confirmada ao Portal T5 pelo presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho.
O FPM é a principal fonte de receita dos municípios pequenos e ajuda a custear despesas obrigatórias, como o pagamento de servidores públicos e da Previdência. Nesta quarta (30), está prevista uma mobilização na Praça dos Três Poderes, no Centro de João Pessoa. O protesto deve começar às 9h.
De acordo com o presidente da Famup, as prefeituras vão fechar suas sedes e parar as funções administrativas. Apesar disso, os serviços considerados essenciais - como saúde, educação, segurança e limpeza urbana, por exemplo - funcionam normalmente.
Região Metropolitana de João Pessoa
Ao T5, George Coelho afirmou que as cidades de Conde, Santa Rita, Bayeux, Cabedelo e Caaporã, na Região Metropolitana de João Pessoa, confirmaram a adesão ao movimento contra os cortes no FPM. A capital paraibana, segundo a Famup, deve prestar apoio à paralisação.
Matéria atualizada às 9h50 para modificação do quantitativo de prefeituras que aderiram ao protesto. Inicialmente, o presidente da Famup informou a adesão de 186 prefeituras.
Leia também: