Paraíba teve 24 doações de múltiplos órgãos em 2023
A nona doação multiórgãos no período ocorreu no hospital de emergência de Campina Grande
A Central de Transplantes da Paraíba anunciou, nesta quarta-feira (30), a nona doação de múltiplos órgãos realizada este ano no Hospital de Trauma de Campina Grande. A doação incluiu o fígado e os rins, que foram destinados a pacientes da lista de espera, além das córneas, que foram enviadas para o Banco de Olhos, onde serão avaliadas para posterior definição dos receptores. Com essa doação, o estado totaliza 24 doações de órgãos realizadas em 2023.
O fígado doado foi encaminhado a um paciente paraibano de 61 anos, enquanto os rins foram destinados a um homem de 63 anos, do estado da Bahia, e uma mulher baiana de 42 anos. O doador foi um paciente de 56 anos, que sofreu uma queda e foi socorrido para o Hospital de Trauma de Campina Grande pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Após exames laboratoriais e de imagem que confirmaram a morte encefálica, a família autorizou a doação.
A equipe da Central de Transplantes acompanhou todo o processo de doação, incluindo a identificação dos receptores dos órgãos, cadastrados em uma lista nacional única. Antes da captação dos órgãos, uma homenagem foi prestada ao doador e sua família. Um corredor humano foi formado desde a UTI Clínica, onde o paciente estava internado, até o Bloco Cirúrgico, onde ocorreu a captação.
Rafaela Dias, diretora da Central de Transplantes, enfatizou o desafio constante da doação de órgãos e destacou a importância da sensibilidade da família do doador, que autoriza a doação. Ela ressaltou que a doação de órgãos é um ato de generosidade e amor ao próximo, que transcende diferenças socioeconômicas.
No período de janeiro até o momento, a Paraíba já realizou 170 transplantes, incluindo 122 de córneas, seis de coração, 22 de rim, 16 de fígado e quatro de medula óssea. A lista de espera ainda conta com 496 pessoas, aguardando por córneas, coração, fígado e rim.
Leia também: