TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
do país

PB tem 3ª maior taxa de analfabetismo entre pessoas com deficiência

Taxa de analfabetismo entre pessoas com deficiência no estado é a terceira maior do Brasil, diz IBGE

Por Carlos Rocha Publicado em
Paraíba tem 3ª maior taxa de analfabetismo entre pessoas com deficiência
Paraíba tem 3ª maior taxa de analfabetismo entre pessoas com deficiência (Foto: UFPB)

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD C), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (7), a taxa de analfabetismo entre pessoas de 15 anos ou mais de idade com deficiência na Paraíba foi de 32,6% em 2022, a terceira mais alta do Brasil. Os dados revelam que os número da Paraíba superam a média nacional, que é de 19,5%.

Os estados de Alagoas, com 38,4%, e Piauí, com 37,3%, apresentaram as maiores taxas de analfabetismo entre pessoas com deficiência, ficando à frente da Paraíba. Os números, segundo pesquisadores, evidenciam a necessidade de ações e políticas públicas voltadas para a promoção da educação inclusiva e a garantia do acesso à educação básica obrigatória.

A pesquisa também revelou que apenas 20,5% das pessoas com deficiência de 25 anos ou mais de idade na Paraíba concluíram a educação básica obrigatória, que engloba a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Esse dado ressalta a importância de oferecer oportunidades educacionais adequadas e inclusivas para essa parcela da população.

Ao analisar o nível de instrução, a pesquisa constatou que aproximadamente 71,1% das pessoas com deficiência de 25 anos ou mais na Paraíba eram sem instrução ou possuíam apenas o ensino fundamental incompleto. Outros 8,4% tinham o ensino fundamental completo e o ensino médio incompleto, 14,4% concluíram o ensino médio e possuíam ensino superior incompleto, enquanto 6,1% tinham o ensino superior completo.


Relacionadas