PB tem 3ª maior taxa de analfabetismo entre pessoas com deficiência
Taxa de analfabetismo entre pessoas com deficiência no estado é a terceira maior do Brasil, diz IBGE
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD C), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (7), a taxa de analfabetismo entre pessoas de 15 anos ou mais de idade com deficiência na Paraíba foi de 32,6% em 2022, a terceira mais alta do Brasil. Os dados revelam que os número da Paraíba superam a média nacional, que é de 19,5%.
Os estados de Alagoas, com 38,4%, e Piauí, com 37,3%, apresentaram as maiores taxas de analfabetismo entre pessoas com deficiência, ficando à frente da Paraíba. Os números, segundo pesquisadores, evidenciam a necessidade de ações e políticas públicas voltadas para a promoção da educação inclusiva e a garantia do acesso à educação básica obrigatória.
A pesquisa também revelou que apenas 20,5% das pessoas com deficiência de 25 anos ou mais de idade na Paraíba concluíram a educação básica obrigatória, que engloba a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Esse dado ressalta a importância de oferecer oportunidades educacionais adequadas e inclusivas para essa parcela da população.
Ao analisar o nível de instrução, a pesquisa constatou que aproximadamente 71,1% das pessoas com deficiência de 25 anos ou mais na Paraíba eram sem instrução ou possuíam apenas o ensino fundamental incompleto. Outros 8,4% tinham o ensino fundamental completo e o ensino médio incompleto, 14,4% concluíram o ensino médio e possuíam ensino superior incompleto, enquanto 6,1% tinham o ensino superior completo.