Influenza: Paraíba concede incentivo a municípios que bateram meta
A SES informou que a cobertura vacinal da Paraíba gira em torno de 89,26%, o que coloca o estado entre os que mais vacinam em todo o país
De acordo com o último levantamento divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), 152 municípios da Paraíba atingiram a meta geral de imunização, bem como a meta de grupo prioritário da campanha de influenza 2023. Ambas as metas foram fixadas em 90% de cobertura para cada grupo. Segundo a pasta, os municípios que alcançaram essas metas serão elegíveis para receber um incentivo financeiro do Governo do Estado, no valor de R$ 300,00 por sala de vacina municipal. Ao todo, foram contempladas 888 salas de vacina, totalizando um valor de premiação de R$ 266,4 mil, que será pago ainda neste mês de julho.
A SES informou que a cobertura vacinal da Paraíba gira em torno de 89,26%, o que coloca o estado entre os que mais vacinam em todo o país. Até o momento, a Paraíba alcançou a cobertura desejada em três grupos prioritários: professores, com 97,71%; puérperas, com 97,98%; e trabalhadores da saúde, com 95,87%. O grupo prioritário de crianças está próximo de atingir a meta, com uma cobertura de 89,19%.
No que diz respeito à cobertura vacinal contra a influenza em todo o estado, o percentual é de 89,26%, com homogeneidade de 78,47%. Isso significa que dos 223 municípios, 175 já alcançaram a meta de cobertura vacinal da campanha. O município de Cuité de Mamanguape lidera o estado com uma cobertura vacinal de 114,64%, enquanto Sapé registra a menor cobertura, com 50,30%.
O secretário estadual de Saúde, Jhony Bezerra, destaca a importância da parceria com os municípios para impulsionar os números da campanha e proteger a população por meio da vacinação. Ele ressalta que o governo estadual ofereceu o incentivo financeiro para fortalecer as ações conjuntas, mas é fundamental que a população compareça aos postos de vacinação e mantenha seus cartões de vacina atualizados.
A SES já entregou um total de 1.468.930 doses da vacina aos 223 municípios do estado. Até o momento, foram aplicadas 1.432.487 doses, de acordo com o painel de vacinação do Ministério da Saúde. É importante ressaltar que o número total de doses aplicadas nos grupos prioritários, que incluem crianças, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos e professores, atingiu 1.006.107 doses, equivalente a 89,26% da meta geral de 90%.
Marcia Mayara, chefe do núcleo de imunização da SES, destaca a necessidade de empenho por parte das gestões municipais para informar diariamente os dados de doses aplicadas da vacina influenza no sistema de informação SIPNI e no site da campanha. Ela enfatiza a importância de estratégias para melhorar a cobertura vacinal, como facilitar o acesso, adotar horários diferenciados de vacinação nos finais de semana, buscar ativamente os faltosos e realizar campanhas de conscientização.
A vacinação contra a influenza tem como objetivo reduzir a carga viral e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da gripe, além de reduzir os sintomas nos grupos prioritários. A SES reforça a importância de os gestores municipais analisarem os dados de cada município e adotarem estratégias efetivas para aumentar a cobertura vacinal entre a população elegível, garantindo um acesso facilitado à vacinação.