TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
mobilidade

Reunião discute ampliação do anel viário no Campus I da UFPB

Estima-se que as duas obras viárias e de mobilidade urbana estejam finalizadas até o final deste ano

Por Carlos Rocha Publicado em
Entrada gaivota ufpb
(Foto: Divulgação/ UFPB)

Nesta sexta-feira (21), representantes da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado, em conjunto com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), reuniram-se para tratar dos projetos de ampliação do anel viário no Campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O encontro foi solicitado pela Reitoria da UFPB e teve como principal foco a melhoria dos acessos ao Hospital Universitário Lauro Wanderley (HUWL).

O tema já havia sido discutido em outras reuniões entre os gestores e suas respectivas equipes técnicas. A preocupação surgiu devido ao aumento do fluxo de tráfego esperado na região próxima à UFPB após a conclusão das ligações com o bairro do Altiplano e o Parque Linear das 3 Ruas, no bairro dos Bancários. Estima-se que as duas obras viárias e de mobilidade urbana estejam finalizadas até o final deste ano.

O secretário de Planejamento do município (Seplan), José William, iniciou a reunião agradecendo e elogiando a disposição da UFPB em colaborar com a Prefeitura e o Governo do Estado, cedendo áreas ao redor do campus para encontrar uma solução que minimize o impacto do aumento do tráfego após a conclusão das duas interligações em andamento. Ele determinou o encaminhamento formal à Reitoria do anteprojeto de duplicação (e em alguns trechos, triplicação) da via que circunda a universidade.

O reitor Valdiney Gouveia ressaltou que a UFPB "continuará sendo uma instituição sensível e parceira na busca da melhor solução". No entanto, enfatizou que a cessão de uso de áreas deve ser acompanhada de contrapartidas, especialmente melhorias nos acessos à universidade e, principalmente, ao Hospital Universitário. Ele assegurou que todos os procedimentos internos obrigatórios serão seguidos, inclusive a aprovação no Conselho Universitário (Consuni).

Além do secretário de Planejamento do município, participaram da reunião representantes da Prefeitura, incluindo o secretário de Infraestrutura (Seinfra), Rubens Falcão; o superintendente de Mobilidade Urbana (Semob), Expedito Leite; e o diretor de Planejamento e Urbanismo da Seplan, Marcos Nóbrega. O Governo do Estado foi representado pela diretora da Divisão de Meio Ambiente do DER, Germana Leite; e pelo engenheiro Francisco Romário Fernandes.

A UFPB esteve presente com diversos representantes, incluindo o pró-reitor de Planejamento, Paulo Henriques; o procurador jurídico, Carlos Mangueira; o superintendente do HU, Marcelo Tissiani; a diretora da Agência de Inovação, Kelly Gomes; entre outros dirigentes e técnicos de órgãos internos da universidade.

A iniciativa conjunta entre a Prefeitura, o Governo do Estado e a UFPB busca, segundo a instituição, desenvolver soluções eficientes para a expansão do anel viário do Campus I, garantindo um melhor fluxo de tráfego e facilitando o acesso ao Hospital Universitário Lauro Wanderley.

Leia também:



Relacionadas