Hospital municipal atende primeira cirurgia bariátrica em indígena, na PB
A potiguara Edna Ferreira da Silva, de 45 anos, tenta realizar o procedimento desde 2014
O Hospital Municipal Santa Izabel, em João Pessoa, realiza a preparação visando a primeira cirurgia bariátrica de uma indígena, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na Paraíba. A potiguara Edna Ferreira da Silva, de 45 anos, tenta realizar o procedimento desde 2014.
Cozinheira, Edna afirma que enfrentou diversos problemas de saúde por conta da obesidade, “É muita batalha, mas estou aqui para atingir o meu objetivo, uma mudança de vida, para eu poder fazer minhas atividades como um ser humano normal. Quando a pessoa é obesa, a gente tem limitações. Eu não posso tomar conta da minha casa, porque não posso ficar em pé por muito tempo. Já desenvolvi condromalácia [lesões da cartilagem], tenho bico de papagaio, faço tratamento ortopedista”, relatou.
Casada, mãe de dois filhos e avó, ela diz que, com a cirurgia, busca viver. “Eu vim buscar uma forma de viver, eu quero viver e não sobreviver. E a cirurgia bariátrica é uma forma de você viver com qualidade de vida. É isso que eu busco”, ressaltou
Edna está sendo acompanhada pela equipe do Serviço de Cirurgia Bariátrica do Hospital, composta por cirurgiões bariátricos, psicólogos, fonoaudiólogos, assistente social, nutricionistas, educadores físicos e endocrinologistas.
Leia também: