TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
No cariri

Monteiro é a cidade com mais mortes por doenças respiratórias na PB

Óbitos no município do Cariri paraibano são superiores aos registrados em João Pessoa e Campina Grande

Por Juliana Alves Publicado em
Monteiro registrou nove mortes por síndromes respiratórias em 2023
Monteiro registrou nove mortes por síndromes respiratórias em 2023 (Foto: Reprodução/Secom-Itabuna)

A Paraíba registrou nos últimos meses um aumento nos casos de síndromes respiratórias. Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), desde janeiro de 2023 foram confirmados 608 registros, sendo mais de 55% por Vírus Sincicial Respiratório e 20% por Influenza. No estado, o adoecimento por esses vírus já ocasionou a morte de 41 pessoas desde o início do ano.

Entre as cidades paraibanas, Monteiro tem o maior índice de mortes por síndromes respiratórias. Até agora, foram registradas nove óbitos no município. O dado chama a atenção uma vez que Monteiro não está entre as maiores e mais populosas cidades da Paraíba, como João Pessoa e Campina Grande, por exemplo.

Ao Portal T5, a SES explicou que a mortalidade em determinado território se dá por diversos fatores, não sendo necessariamente proporcional ao tamanho da cidade. “Monteiro tem uma circulação maior para influenza A e B, vírus sincicial respiratório e possui uma rede de notificação ativa. Estes fatores combinados refletem de forma mais clara o aumento do número de casos na região, o que pode não ocorrer em outros territórios”, disse a pasta em nota.

Apesar da quantidade de registros, a Secretaria afirmou que Monteiro tem uma circulação de vírus esperada para este período do ano. “Pelos dados epidemiológicos, já podemos notar uma discreta queda nas notificações”, disse a SES.

Vacinação

A campanha de imunização contra a influenza iniciada em abril deste ano aplicou 13.940 doses na cidade de Monteiro. A vacina já chegou a 84% do público-alvo, composto por gestantes, idosos, puérperas, trabalhadores de saúde, professores e crianças. A meta é imunizar 90%.

Leia também:



Relacionadas