Entenda o que significa a sigla LGBTQIAPN+
Nesta quarta celebra-se o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+.
Celebrado nesta quarta-feira (28), o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+ é destinado para reafirmar o sentimento de orgulho sobre as orientações sexuais e identidades de gênero historicamente reprimidas e marginalizadas na sociedade.
Em busca de atualizações, referências e representatividade, a sigla que há alguns anos foi formada pelas letras GLS (Gays, Lésbicas e Simpatizantes) vêm se aprimorando, com intuito de visibilizar este seguimento da sociedade. Mais precisamente a partir da década de 1980 houve a ampliação do inicialismo com objetivo de abranger os diferentes aspectos.
O que significa a sigla LGBTQIAPN+
A abreviatura representa pessoas que são Lésbicas, Gays, Bi, Trans, Queer/Questionando, Intersexo, Assexuais/Arromânticas/Agênero, Pan/Poli, Não-binárias e mais.
- Lésbicas: Mulheres que sentem atração emocional e/ou sexual por outras mulheres.
- Gays: Homens que sentem atração emocional e/ou sexual por outros homens.
- Bissexuais: Pessoas que sentem atração emocional e/ou sexual por pessoas de mais de um gênero.
- Transgêneros: Pessoas cuja identidade de gênero difere do sexo atribuído ao nascer.
- Queer: Termo guarda-chuva que engloba identidades e expressões de gênero e sexualidade que não se encaixam nas normas tradicionais.
- Intersexo: Pessoas nascidas com características biológicas que não se enquadram nas definições típicas de sexo masculino ou feminino.
- Assexuais: Indivíduos que não sentem atração sexual por outras pessoas.
- Pansexuais: Pessoas que sentem atração emocional e/ou sexual por pessoas, independentemente do gênero ou identidade de gênero.
- Não-binários: Pessoas cuja identidade de gênero não se encaixa exclusivamente nas categorias de homem ou mulher.
O '+' significa identidades e orientações sexuais que não foram mencionadas especificamente na sigla, reconhecendo a vasta diversidade que existe.
Leia mais: