Dia de São Pedro tem procissão e barqueata na Grande João Pessoa
As celebrações principais são a procissão na Paróquia São Pedro Pescador, em João Pessoa, e a "barqueata", em Cabedelo
São Pedro, Padroeiro dos Pescadores, é celebrado com grande devoção e fervor no Nordeste do Brasil, sendo um dos santos mais venerados da região. Uma série de eventos estão previstos, na Grande João Pessoa, para honrar o santo e fortalecer a fé dos fiéis. Destacam-se duas celebrações principais: a procissão na Paróquia São Pedro Pescador, em João Pessoa, e a tradicional Procissão Naval, conhecida como "barqueata", em Cabedelo, região metropolitana da capital.
A programação em João Pessoa tem início com a procissão saindo do mercado do peixe, às 16h, em direção à Paróquia São Pedro Pescador. Às 17h, os fiéis se reunirão para a celebração da missa, fortalecendo os laços de fé e devoção. Já a festa social acontecerá das 20h à meia-noite, proporcionando momentos de confraternização e alegria entre os participantes.
Em Cabedelo, a "barqueata" em homenagem a São Pedro tem uma programação repleta de atividades. O dia começa com a apresentação do Andor, na Colônia dos Pescadores, às 8h. Em seguida, a imagem de São Pedro é conduzida em carreata até a Comunidade da Praia de Jacaré. Às 14h, uma missa será celebrada na Vila dos Pescadores, fortalecendo os laços religiosos da comunidade. Às 15h, a tão aguardada barqueata tem início na Vila dos Pescadores, partindo em direção ao Terminal Pesqueiro e seguindo em procissão até a Colônia dos Pescadores. Para encerrar as festividades, será realizada uma missa na Capela de Santo Antônio.
A festa de São Pedro é um dos momentos mais aguardados do calendário religioso, atraindo devotos de todas as partes. Segundo a Arquidiocese da Paraíba, são seis paróquias dedicadas ao santo em todo o estado, refletindo a forte devoção e o papel importante de São Pedro na religiosidade do povo nordestino. Vale ressaltar que São Pedro foi o primeiro Papa, o que também reforça sua relevância na história do cristianismo.
A devoção a São Pedro é especialmente marcante no Nordeste do Brasil, região com uma extensa costa e uma tradição pesqueira muito presente. Comunidades costeiras e ribeirinhas reverenciam a figura de São Pedro, dedicando-lhe paróquias e capelas para que os devotos possam fazer suas orações e pedir graças ao santo.
Nas diferentes paróquias da Arquidiocese, a celebração de São Pedro é marcada por novenários, que consistem em nove noites de festividades, ou tríduos, que compreendem três noites de festejos. Além das missas diárias, as festividades contam com procissões terrestres e marítimas, quermesses animadas e uma culinária típica que desperta o paladar dos fiéis e visitantes.
A festa de São Pedro é um momento especial de fé, união e tradição, em que os nordestinos demonstram sua devoção ao padroeiro dos pescadores e fortalecem seus laços comunitários. É uma oportunidade para vivenciar a cultura religiosa da região e apreciar as manifestações de fé e devoção que permeiam os festejos em honra a São Pedro.
Confira a programação nas paróquias de São Pedro:
Paróquia São Pedro – Serra Redonda
Dia 28. 19h – Novena e Santa Missa
Dia 29. 5h – Alvorada. 15h – Novena e Santa Missa
Paróquia São Pedro e São Paulo – Mamanguape
Dia 28. 18h30 – Novena Festiva 19h – Santa Missa
20h30 – Atração cultural no pavilhão
Dia 29. 6h – Alvorada e oração da manhã 9h – Missa Solene 15h30 – Procissão
16h30 – Missa festiva arriamento das bandeiras 18h – Atração cultural no pavilhão
Paróquia São Pedro Pescador
Dia 29. 16h – Procissão saindo do mercado do peixe, em direção à Paróquia
17h – Missa 20h às 00h – Festa Social
Paróquia São Pedro Apóstolo
Dia 28. 18h30 – Oração do Santo Terço. 19h – Celebração da Santa Missa
Dia 29. 18h30 – Oração do Santo Terço. 19h – Celebração da Santa Missa
Paróquia São Pedro e São Paulo – Brisamar
A Festa do Padroeiro, será de 01 a 09 de julho
Paróquia São Pedro e São Paulo – Santa Rita
A Festa do Padroeiro, será de 06 a 16/07
Para mais detalhes você pode clicar aqui
Leia também: