Dois órgãos alertam para chuvas intensas no Litoral da PB nesta quinta (29)
A previsão é que nesta quinta-feira (29) há grandes chances de muita chuva na Grande João Pessoa
O Litoral paraibano está sob alerta de fortes chuvas, com dois alertas de órgãos de monitoramento. Um dos avisos é do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), já o outro do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é que nesta quinta-feira (29) há grandes chances de muita chuva na Grande João Pessoa.
O Cemaden, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, emitiu um alerta para a Paraíba nesta quinta-feira (29), devido à previsão de eventos geo-hidrológicos. O estado está sob a possibilidade de enfrentar chuvas intensas na faixa litorânea, o que pode resultar em alagamentos, inundações e deslizamentos de terra.
O alerta abrange não apenas a Paraíba, mas também os estados de Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte, quanto aos riscos de inundações e alagamentos. Já em relação à parte geológica, o destaque é para a Paraíba e Pernambuco, onde a quantidade de chuvas pode ocasionar deslizamentos de terra.
Além disso, o Inmet emitiu um alerta laranja para João Pessoa e outros 44 municípios da região da Mata e Agreste Paraibano. Segundo o Inmet, há previsão de acumulado de chuva de 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia até as 10h de amanhã. Com isso, existe um risco elevado de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios, principalmente em áreas de risco.
Diante dessas previsões preocupantes, é importante que a população esteja atenta aos comunicados e orientações dos órgãos competentes, como a Defesa Civil e as autoridades locais. É fundamental adotar medidas preventivas e precauções para garantir a segurança e o bem-estar de todos, evitando áreas de risco e buscando abrigos seguros em caso de necessidade.
As equipes de monitoramento e resgate estão preparadas para atuar em casos de emergência, mas a colaboração e o cuidado de cada indivíduo são fundamentais para minimizar os impactos desses eventos naturais. Acompanhe as atualizações dos órgãos responsáveis e esteja preparado para agir de acordo com as orientações fornecidas.
De acordo com as autoridades, a prevenção e a informação são as melhores formas de enfrentar situações de risco. Em caso de ocorrência, a população de João Pessoa deve acionar a Defesa Civil pelos números 0800-285-9020 ou 98831-6885 (WhatsApp). O serviço funciona 24 horas.
Em caso de árvores que apresentem risco de tombamento, a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) disponibiliza o telefone da Divisão de Arborização e Reflorestamento, o (83)9-8645 8430, de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h. E para casos mais urgentes é possível acionar a Semam também pelo Disque Denúncia – 3218-9208, que funciona como WhatsApp, recebendo vídeos e áudios.
Caso a população precise do auxílio de agentes de mobilidade da Semob-JP, as equipes seguem de plantão, entre 6h e 0h, podendo ser acionadas através de mensagens pelo WhatsApp 83 98760-2134.