Sebastiana: saiba como inteligência artificial vai ajudar Justiça da Paraíba
Nome da IA foi inspirado na música do paraibano Jackson do Pandeiro
A inteligência artificial (IA) chegou ao Poder Judiciário da Paraíba. Sebastiana, a nova ferramenta do Tribunal de Justiça (TJPB), foi lançada nesta terça-feira (3) e promete mais celeridade e acertos em processos. O nome da IA é inspirado em uma das músicas do paraibano Jackson do Pandeiro.
Mas você sabe como que, na prática, Sebastiana pode ajudar a Justiça da Paraíba?
De acordo com Tribunal de Justiça, a ferramenta de inteligência artificial vai atuar na predição sugestiva; ou seja, sugerindo movimentações futuras em gabinete e auxiliando o trabalho de magistrados e assessores. Ainda segundo a Justiça, ‘Sebastiana’ será evoluída para abranger novos cenários e ser integrada ao Processo Judicial eletrônico (PJe) de 2º grau.
“Ela foi criada para auxiliar os usuários (magistrados e assessores) na seleção da movimentação correta dos atos processuais. Também será possível utilizar a Inteligência Artificial para revisar os movimentos anteriores, a fim de localizar alguma inconsistência que interfira nos números de produtividade do Tribunal, que podem impactar diretamente no Prêmio de Qualidade, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça”, afirmou o diretor da Diretoria de Tecnologia da Informação (Ditec) do Tribunal de Justiça, Ney Robson.
Tecnologia
A inteligência artificial é um ramo de pesquisa da ciência da computação que busca, através de símbolos computacionais, construir mecanismos e/ou dispositivos que simulem a capacidade do ser humano de pensar, resolver problemas.
Leia também: