Preso homem suspeito de chutar gato em mercado público na PB
O caso aconteceu no mercado da Torre, em João Pessoa
Foi preso nesta segunda-feira (8), o homem suspeito de agredir um gato, no Mercado Público da Torre, em João Pessoa. A ação foi registrada por uma câmera de monitoramento. O homem foi encaminhado à Central de Polícia Civil, no bairro do Geisel, e deve responder por maus tratos a animais. Veja o vídeo no fim da matéria.
As imagens revoltaram os comerciantes, que procuraram a polícia e a prefeitura de João Pessoa para que providências fossem tomadas. Através das imagens, o homem apontado como autor da agressão foi identificado e conduzido à delegacia.
O homem detido chegou a afirmar que o estresse teria motivado a agressão e que se arrepende da ação criminosa.
De acordo com o Código Penal Brasileiro, maus tratos a animais é crime. O artigo 32 da lei estabelece que "praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos" é passível de detenção de três meses a um ano, além de multa.
No entanto, é importante destacar que a punição pode ser agravada caso o animal venha a óbito ou sofra lesões graves. Além disso, em caso de maus tratos a animais domésticos, a pena pode ser aumentada em um terço.
A lei também prevê a proibição de práticas como rinhas de animais, além da criação e comercialização de produtos que envolvam crueldade contra os animais.
É importante lembrar que a proteção dos animais é uma responsabilidade de todos, e denúncias de casos de maus tratos podem ser feitas às autoridades competentes. A conscientização da população sobre a importância da preservação dos animais é fundamental para garantir um futuro melhor para todas as espécies.
Leia também: