Bicicletas e patinetes elétricos serão fiscalizados em João Pessoa
Fiscalização acontece a partir desta quarta-feira (10).
A partir desta quarta-feira (10), o uso de bicicletas e patinetes elétricos será fiscalizado na orla de João Pessoa. A ação acontece com o objetivo de evitar acidentes já que, muitas vezes, esses ciclomotores circulam no mesmo espaço que pedestres.
De acordo com Sanderson Cesário, diretor de Operações da Semob-JP, bicicletas e patinetes elétricos serão recolhidos em casos de irregularidades. "A partir de hoje, as equipes da Semob-JP, Sedurb e Guarda Municipal estarão empenhadas em garantir o ordenamento nas ciclovias e calçadas, fazendo valer o que estabelece esta resolução e mantendo a segurança viária para todos. Os veículos flagrados desrespeitando às normas serão conduzidos ao nosso pátio”, disse.
Fiscalização será realizada por agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), Secretaria de Desenvolvimento Urbana (Sedurb) e Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb).
O que diz a lei?
Segundo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), as bicicletas elétricas podem circulam em ciclovias e ciclofaixas, mas com velocidade máxima de 25 km/h. A legislação diz ainda que permitido o funcionamento do motor somente quando o condutor pedalar, não possuindo acelerador ou qualquer dispositivo de variação de velocidade e potência.
É preciso ainda possuir campainha, indicador de velocidade, sinalização noturna dianteira, traseira e lateral, espelhos retrovisores dos dois lados, pneus em condições de segurança e uso obrigatório de capacete de ciclista.
Leia também: