Brasil Distrito Federal Mundo Esportes

Metrópoles

Entretenimento Celebridades Últimas notícias
TV Tambaú
Clube FM
26º
Sábado,
29 de Março
SEMANA DO REGISTRO CIVIL

Na Paraíba, 85 pessoas em vulnerabilidade conseguem emissão de documentos

Semana do Registro Civil foi realizada em todo país e tinha objetivo de emitir documentos para pessoas carentes

Por Rinaldo Pedrosa Publicado em
D3de291a ca75 46b8 a1aa 80cdbddb8d36
(Foto: Arquivo/Secom-PB)
ouça este conteúdo

No Brasil, para ser considerado cidadão, é necessário ter a Certidão de Nascimento e outros documentos de identificação. O que parece ser comum para grande parte das pessoas, é uma relevante conquista para a população que vive em vulnerabilidade social. Na Paraíba, 85 pessoas nessa condição conseguiram mudar a situação de invisibilidade.

Para diminuir esse quantitativo, a "Semana do Registro Civil" disponibilizou a emissão de documentos de maneira gratuita. Em João Pessoa, uma das beneficiadas, que vive em uma casa de acolhimento, conseguiu o direito de ter novos documentos.

"Soube pela assistente social e vim. Pude tirar a certidão, que eu tinha perdido quando fui pra Casa de Acolhida. Dei entrada numa nova carteira de identidade, pois a minha era antiga e o banco me cobrava um documento com foto atual. E preciso pra receber o benefício.", disse a mulher em vulnerabilidade social. Por essa condição, a reportagem não vai identificá-la.

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), constatou 85 novos registros civis em todo estado. Houve, ainda, cerca de 90 atendimentos relacionados aos serviços prestados pelo TRE-PB (Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba). O evento, que ocorreu no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, teve encerramento às nessa sexta-feira (12).

No último levantamento feito pelo IBGE, em 2022, cerca de 2,7 milhões de brasileiros não tinham certidão de nascimento.

Para o corregedor-geral de Justiça, desembargador Carlos Beltrão, os resultados são positivos. “O comparecimento tem sido excelente. Vimos a alegria de pessoas sendo atendidas e acolhidas em seus direitos. As equipes, atuando em parceria, também estavam animadas com o resultado do trabalho realizado”, avaliou.

Leia também:



Relacionadas
noscript