Uber e 99: motoristas fazem paralisação na Paraíba
Categoria reivindica reajustes na tarifa mínima e também no valor pago por quilômetros percorridos
Motoristas de transporte por aplicativo, como o Uber e 99, fazem paralisação nesta segunda-feira (15) na Paraíba. Trabalhadores de todo o Brasil reivindicam reajustes na tarifa mínima e também no valor pago por quilômetros percorridos. A mobilização reduziu a oferta de veículos nas cidades paraibanas.
Sem dados oficiais, o presidente da Associação dos Motoristas de Transporte Privado Individual por Aplicativo da Paraíba (AMTPI-PB), Ykaro Araújo, estima que pelo menos 70% dos trabalhadores que atuam no estado aderiram ao movimento. Segundo ele, a estimativa é que cerca de 10 mil motoristas estão cadastrados nos aplicativos de transporte no estado.
“As reivindicações desse manifesto nacional, basicamente, são por reajustes nas tarifas que estão defasadas e desde 2016 não mudam”, disse Ykaro. A categoria pede que a tarifa mínima por corrida seja de R$ 10 e que a plataforma pague R$ 2 a cada quilômetro percorrido.
Ao Portal T5, a 99 explicou que tem dialogado e tomado soluções para incrementar os ganhos dos motoristas e enumerou benefícios cedidos à categoria, como a taxa garantida, que assegura aos condutores a taxa máxima semanal de até 19,99%, adicional variável de combustível, um auxílio no ganho que aumenta sempre que o combustível sobe, kit gás, consórcios com taxas mais baixas para a compra de veículo e vantagens no aluguel de carros.
A empresa Uber não se pronunciou.
Leia também: