Projeto de lei para 'botão de pânico' nas escolas da PB é aprovado
Agora, o projeto segue para sanção do governador João Azevêdo (PSB)
A escolas públicas e privadas da Paraíba ganharam um novo artifício para evitar possíveis ataques. A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, na manhã desta terça-feira (16), por unanimidade, projeto de lei que dispõe sobre a obrigação de instalação de ‘botão de pânico’ nas instituições. Agora, o projeto segue para sanção do governador João Azevêdo (PSB).
Autor do projeto, o deputado estadual Felipe Leitão (PSD), afirmou que, “O projeto busca trazer mais segurança para as escolas públicas e privadas em nosso estado. Nos últimos anos aumentou significativamente o número de ataques violentos às escolas no Brasil”, disse o parlamentar.
O deputado explicou que o botão do pânico pode ser instalado em um determinado local, no qual os professores e funcionários cadastrados tenham acesso a ele. Ou ele pode funcionar via aplicativo instalado no celular de professores e funcionários, para ser acionado em caso de suspeita de ataque. O botão estará conectado com a Polícia Militar, Guarda Municipal e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Escolas municipais de Cabedelo, na Região Metropolitana de João Pessoa, aderiram a botões do pânico. A medida foi disponibilizada desde abril e poderá ser utilizada por servidores dos centros de ensino em caso de sinistro envolvendo supostos ataques ou situações em que a comunidade escolar esteja ameaçada. O município foi o primeiro da Paraíba a adotar esse equipamento.
Confira a reportagem feita para a TV Tambaú:
Leia também: