Quem foi Epitácio Pessoa? Político nasceu na Paraíba há 158 anos
Paraibano de Umbuzeiro, Epitácio Pessoa foi presidente do Brasil.
É comum transitar por João Pessoa e ter como rota a Avenida Presidente Epitácio Pessoa. Uma das mais conhecidas avenidas da cidade leva o nome do 11º presidente do Brasil. O paraibano de Umbuzeiro nasceu há 158 anos, em 23 de maio de 1865.
O político atuou como professor universitário, diplomata e jurista. Como presidente do Brasil governou entre os anos de 1919 a 1922, durante o período conhecido como República Velha. A ascensão ao poder ocorreu após governo de Delfim Moreira, ainda nos tempos em que imperava o sistema político conhecido como "café com leite" - onde aconteceu o desenvolvimento do estado de São Paulo, grande produtor mundial. Na ocasião, as decisões políticas do país passavam pelo crivo das oligarquias paulistas.
Epitácio Pessoa também foi patrono da cadeira n° 31 da Academia Paraibana de Letras. Quando criança ficou órfão aos 7 anos de idade, após os pais falecerem de varíola. Foi criado pelo seu tio, o Barão de Lucena - governador de Pernambuco à época.
O mandato como presidente da República encerrou no dia dia 15 de novembro de 1922, quando Artur Bernardes o substituiu.
Primeira voz do rádio
Um dos meios de comunicação mais democráticos do Brasil, o rádio completou 100 anos em 2022. A data ocorre em alusão a primeira transmissão no país, que contou com a ópera “O Guarani”, de Carlos Gomes, e um discurso de Epitácio Pessoa, a primeira voz do rádio brasileiro.
Leia mais: