MPT lança campanha de combate ao trabalho infantil no São João da PB
Neste ano, o tema é “Proteger a infância é potencializar o futuro de crianças e adolescentes. Chega Junto para acabar com o trabalho infantil”
Cerca de 40 mil crianças paraibanas são vítimas do trabalho precoce, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para combater esses números, o Ministério Público do Trabalho (MPT) lança, nesta terça-feira (30), a campanha de combate ao trabalho infantil. O evento será em Campina Grande, na Vila Sítio São João.
Neste ano, o tema é “Proteger a infância é potencializar o futuro de crianças e adolescentes. Chega Junto para acabar com o trabalho infantil”.
A Campanha é realizada pelo MPT, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) e o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e Estímulo à Aprendizagem da Justiça do Trabalho.
De acordo com Raulino Maracajá, vice-coordenador Regional da Coordinfância/MPT, "A ideia da campanha é, mais uma vez, sensibilizar, mobilizar toda a sociedade, entidades da rede de proteção, gestores e órgãos públicos, para que tomem consciência da exploração precoce do trabalho e assumam sua responsabilidade no combate. Por isso, convidamos toda a sociedade para apoiar a campanha".
Dia Mundial contra o Trabalho Infantil
O dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela OIT em 2002, ano da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil na Conferência Internacional do Trabalho. Desde 2002, a OIT convoca a sociedade, os trabalhadores, os empregadores e os governos do mundo todo a se mobilizarem contra o trabalho infantil. Para marcar a data, todos os anos há campanhas de sensibilização e mobilização da população.
DENUNCIE - Exploração do Trabalho Infantil
- Disque 100
- Site do MPT (www.prt13.mpt.mp.br/servicos/denuncias)
- Aplicativo MPT Pardal
Leia também: