João Pessoa pode ter até 100 milímetros de chuvas nas próximas 24 horas
O alerta permanecerá válido até as 10h de terça-feira (30)
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa (Compdec-JP) informou que pode chover aproximadamente 100 milímetros nas próximas 24 horas. Segundo o órgão, Os bairros com maior acumulado de chuvas nas últimas 24 horas foram Altiplano, Manaíra, Tambauzinho, Grotão, Cuiá, Cristo Redentor e Centro.
A Defesa Civil afirmou que está reforçando o monitoramento das áreas de risco da capital após o alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) nesta segunda-feira (29). O aviso diz que a previsão é de chuvas entre 30 mm a 60 mm/h ou 50 mm a 100 mm/dia, o que aumenta o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamento de rios. O alerta permanecerá válido até as 10h de terça-feira (30).
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, o período chuvoso já começou e a Compdec-JP, em parceria com outros órgãos e secretarias municipais, está realizando um trabalho preventivo para evitar transtornos à população de João Pessoa.
"Nossa cidade tem se preparado e trabalhado incansavelmente para proporcionar bem-estar às comunidades, especialmente aos residentes em áreas de risco, de modo a minimizar os transtornos e preservar a integridade das pessoas. Todo o Sistema de Defesa Civil Municipal está atuando nessa direção e não vai parar, seguindo fielmente as recomendações do prefeito Cícero", afirmou.
O aviso do Inmet inclui recomendações de segurança em caso de chuvas intensas, como evitar o uso de equipamentos eletrônicos ao ar livre, abster-se de se abrigar sob árvores e sair imediatamente de locais de risco ao sinal de qualquer anormalidade, além de informar a Defesa Civil através do número do WhatsApp 9.8831-6885, que está disponível 24 horas.
Apesar das chuvas registradas em João Pessoa desde as primeiras horas desta segunda-feira (29), não foram registrados acidentes de trânsito pelo Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT) no período entre 6h e 16h.
De acordo com Expedito Leite Filho, superintendente de mobilidade da capital, a ausência de ocorrências no trânsito é extremamente importante, pois demonstra o compromisso da gestão municipal e da população com um trânsito mais seguro.
"Estamos encerrando o Maio Amarelo, mês de referência para nós que trabalhamos pela prudência no trânsito e pela redução de vítimas. Essa boa notícia precisa ser destacada, pois estamos enfrentando uma segunda-feira atípica, com chuvas ao longo do dia todo, e ainda assim não tivemos problemas graves", ressaltou.