TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Prevenção

Tempo chuvoso: veja cuidados para manter a saúde respiratória

Portal T5 conversou com uma médica otorrinolaringologista, que deu dicas de como aliviar os sintomas

Por Juliana Alves Publicado em
Sintomas respiratórios são mais comuns nessa época do ano
Sintomas respiratórios são mais comuns nessa época do ano (Foto: Reprodução/Freepik)

O inverno ainda não chegou, mas cidades da Paraíba já registram altos volumes de chuvas. E esse período chuvoso somado às mudanças de temperaturas ao longo do dia podem aumentar as chances de desenvolver problemas respiratórios.

Em conversa com o Portal T5, a otorrinolaringologista Natália Cavalcanti explicou por que durante essa época do ano é mais comum que apareçam sintomas respiratórios. “No tempo chuvoso predomina um acúmulo de fungos e ácaros, as casas ficam mais úmidas e acaba aumentando a proliferação desses causadores de alergias”. 

Além disso, segundo a médica, esse período acaba sendo mais propício a sintomas respiratórios pela própria alteração de temperaturas. “É comum aparecer coriza, obstrução nasal, dor de garganta, pigarro”, disse ela. Mas quando é preciso se preocupar?

De acordo com a especialista, é importante estar atento e monitorar aos sintomas desde o início. “É importante acender o alerta quando a febre durar por mais de três dias, se houver uma piora do estado geral ou falta de ar significativa, por exemplo”, afirmou.

Como aliviar?

Nesse período chuvoso, algumas atitudes podem ajudar a aliviar os sintomas respiratórios. “A primeira coisa - e mais efetiva - a se fazer em casos de sintomas respiratórios é a lavagem nasal com soro. Além de se hidratar bastante"

Imagem de storyset no Freepik

Leia também:



Relacionadas