TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Público-Alvo

Mais de 440 mil paraibanos ainda não se vacinaram contra a gripe

Campanha nacional de vacinação segue até esta quarta-feira (31).

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Píublico-alvo conta com gestantes, crianças, puérperas, trabalhadores da saúde e professores
Píublico-alvo conta com gestantes, crianças, puérperas, trabalhadores da saúde e professores (Foto: Fábio Rodrigues / Agência Brasil)

Cerca de 443 mil paraibanos ainda não foram vacinados contra a Influenza, conforme dados do vacinômetro da Campanha Nacional de Vacinação em 2023. Esse índice representa uma parcela considerável do público-alvo (gestantes, crianças, puérperas, trabalhadores da saúde e professores). Vale lembrar que as doses estão disponíveis em postos nos 223 municípios.

A Paraíba, inclusive, ocupa o segundo lugar no ranking nacional - com 68,37% da população imunizada. O estado fica atrás apenas do Amapá, que tem mais de 85% do público atendido. Destaque também aos povos indígenas, que no estado o montante de 62,98% foram imunizados.

Em João Pessoa foram aplicadas 160.918 doses. A cidade, que é a maior do estado em população, lidera o índice. Confira os locais de vacinação na capital paraibana

Com relação ao Brasil, o top cinco conta com os estados do Amapá, Paraíba, Amazonas, Pernambuco e Maranhão. Veja:

A campanha de vacinação contra influenza teve início em 10 de abril. Ela se estenderá até 31 de maio. Em todo país, 35.158.321 brasileiros foram vacinados.

Ampliação da campanha

O Ministério da Saúde orientou os estados e municípios a ampliarem o calendário de vacinação contra a influenza enquanto durarem os estoques de imunizantes. A recomendação acontece em meio à baixa adesão da população à campanha nacional.

Segundo a pasta, apenas 34,7 milhões das 80 milhões de doses distribuídas pelo país foram aplicadas até agora. Isso significa que os índices de imunização seguem em pouco mais de 30%, cifra que não chega sequer à metade da meta estipulada para a data (90%).

"Quero conclamar a união de todos pelo nosso Movimento Nacional pela Vacinação, um movimento do Ministério da Saúde, dos estados, dos municípios e de toda a sociedade civil. A ciência voltou e precisamos retomar a confiança da população nas vacinas. Essa é uma missão de todos nós", reforçou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

Leia mais:



Relacionadas