Acusados por fraudes milionárias em licitações vão à Justiça na PB
Operação Papel Timbrado desmontou organização criminosa que utilizava 53 empresas de construção civil
A audiência de instrução dos 14 acusados na Operação Papel Timbrado ocorreu nessa terça-feira (30), na Paraíba. A ação do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco), deflagrada em 2014, desmontou um esquema que utilizava 53 empresas do ramo da construção civil, sendo a maioria delas ‘fantasma’, para alternar licitações públicas. As irregularidades apontam prejuízo de R$ 200 milhões.
Com base nas investigações do Gaeco e outros órgãos públicos, a Justiça expediu 63 mandados de busca e apreensão, nas sedes de diversas prefeituras do estado, de 15 empresas da construção civil e nas residências dos sócios e também em escritórios de contabilidade, envolvidos em um esquema de fraudes em licitações e lavagem de dinheiro.
Durante a audiência, foi aberto prazo para apresentação de diligências, e, posteriormente, a ação seguirá para alegações finais e sentença.
A investigação imputou aos acusados fraude em licitação, crime de responsabilidade e lavagem de dinheiro, fatos ocorridos na gestão municipal à época.
Leia também: