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Nova ação

MPPB pede reparação de prejuízos causados pela Braiscompany

Empresa foi alvo da Operação Select II, da Polícia Federal, nessa quinta (18)

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Sede da Braiscompany
Sede da Braiscompany (Foto: Divulgação)

A Braiscompany é alvo de uma nova ação do Ministério Público da Paraíba (MPPB). A instituição, além de requer a manutenção das medidas já solicitadas contra o grupo suspeito de fraude ao mercado financeiro e mercado de capitais, solicita a reparação integral dos danos causados aos consumidores já identificados e outros que ainda devem ser localizados. A Ação Civil Pública foi ajuizada junto da 11ª Vara Cível de João Pessoa nesta quinta-feira (18).

Vale ressaltar que ainda nessa quinta, a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Select II, com o objetivo de combater a lavagem de dinheiro decorrente de irregularidades apontadas. Policiais federais cumpriram um mandado de busca e apreensão na sede da empresa em São Paulo.

O promotor Romualdo Tadeu de Araújo Dias, diretor-geral do MP-Procon, informou que além da Braiscompany, estão sendo processadas mais cinco empresas do grupo: Braistech Centro de Inovação e Tecnologia (Centro, Campina Grande/PB), a Brais Games Software (Centro, Campina Grande/PB), a Brais Holding Participações (Vila Olímpia, São Paulo/SP); a Geração Crypto Treinamentos e Cursos (Vila Olímpia, São Paulo/SP) e a Mais Veículos Serviços Limpeza Automotiva (com sede nas Malvinas, Campina Grande/PB).

Segundo o representante do MPPB, essas empresas compõem um grupo econômico, do qual a Braiscompany faz parte, e em que Antônio Neto e Fabrícia Farias são sócios-administradores. Por essa razão, devem constar também como réus na ação, a fim de possibilitar o ressarcimento dos consumidores, na fase de execução, “como medida de salvaguarda ao crédito decorrente do dano praticado”.

Pirâmide financeira 

Para o MPPB, o empreendimento da Braiscompany possui características essenciais basilares a uma pirâmide, em especial a promessa de rendimentos anormalmente altos, a agressiva captação de clientes e a forte evidência de que os resultados da empresa se devem muito mais aos aportes financeiros dos contratantes que chegaram em momento posterior.

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