Imposto de Renda: 67 mil paraibanos têm três dias para enviar declaração
Quem não emitir declaração pode pagar multa, segundo a Receita Federal; saiba como emitir documento
O prazo para declarar o Imposto de Renda (IR) termina nesta quarta-feira (31). Até lá, os 67 mil paraibanos que ainda não enviaram a declaração à Receita Federal podem emitir o documento.
De acordo com o delegado Hamilton Sobral, 341.024 contribuintes já emitiram a declaração do IR, o que representa mais de 80% do total. "Nossa previsão é receber 408 mil declarações", disse ele. Nesses últimos dias do prazo, segundo o delegado, o sistema da Receita pode congestionar, dificultando o envio da declaração.
O que acontece com quem perder o prazo?
De acordo com o delegado Hamilton, o contribuinte que perder o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda tem penalidade por atraso, como há juros e multa de no mínimo R$ 165.
Como enviar?
O preenchimento e a entrega podem ser feitos por meio do Programa Gerador da Declaração relativo ao exercício de 2023, que está disponível para download no site da Receita Federal; por meio do serviço online Meu Imposto de Renda, pelo Portal e-CAC ou pelo aplicativo para tablets e celulares.
Restituição do imposto
A consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2023 foi liberada pela Receita Federal na última quarta-feira (24). Na Paraíba, mais de 57 mil contribuintes foram comtemplados nesta fase. Os valores serão pagos a partir do dia 31 de maio.
Este primeiro lote contempla contribuintes do grupo prioritário, como idosos acima de 80 anos, pessoas com deficiência, professores e quem realizou a declaração pré-preenchida ou optou por receber a restituição pelo Pix.
Para consultar se sua restituição estará disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal na internet e clicar em "Meu Imposto de Renda". Em seguida, acessar "Consultar a Restituição".
Veja a reportagem exibida pela TV Tambaú:
Leia também: