Registro de peixe-leão viraliza e preocupa pescadores da Paraíba
Imagens foram compartilhadas nas redes sociais mostram o peixe pescado em Jacumã, no Litoral Sul
Imagens compartilhadas nas redes sociais, sugerem que um exemplar de peixe-leão, foi localizado neste fim de semana na praia de Jacumã, em Conde, Litoral Sul da Paraíba. O registro do peixe venenoso, compartilhado no perfil da ONG InPact nesse domingo (2), foi atribuído a um pescador.
Na descrição, além do peixe visto em Jacumã, há o alerta de que um segundo animal foi identificado em João Pessoa, no naufrágio Alvarenga, que fica na costa da capital paraibana.
O peixe-leão representa uma ameaça à vida marinha local. Isso porque ele é natural da Ásia e, por fácil reprodução - podendo a fêmea lançar 30 mil ovos, tem se multiplicado no litoral brasileiro. Para além disso, poucos animais no oceano atlântico o identificam como presa. Entre os que identificam está o peixe garoupa - pouco farto na costa brasileira, e tubarões.
O Portal T5 tentou contacto com a InPact e a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) na Paraíba. A Sudema confirmou o registro, mas não havia lançado orientações até a publicação desta matéria. A InPact não deu respostas.
Contextualizando
Em novembro de 2021,a revista 'Isto É' publicou uma reportagem onde sugere uma “caça ao peixe-leão na Venezuela”, já que a presença da espécie compromete o ecossistema. Em julho de 2022, a Agência Brasil reforçou o alerta feito pelo Observatório Costeiro e Marinho do Ceará, que identificou novos peixes-leão na costa brasileira.
Leia mais: