Morre Flávio Sátiro, conselheiro emérito do Tribunal de Contas
Flávio tinha 81 anos e estava internado no Hospital Memorial São Francisco
Morreu na manhã desta sexta-feira (14), Flávio Sátiro Fernandes, conselheiro emérito do Tribunal de Contas da Paraíba. Aos 81 anos, ele estava internado no Hospital Memorial São Francisco, em João Pessoa.
O TCE teve a bandeira erguida a meio-mastro e emitiu nota lamentando a morte.
“Ele deixa a marca da retidão e o benefício de suas muitas e profícuas ações não apenas a esta Corte de Contas, mas, também, aos meios jurídicos, educacionais, culturais e, enfim, à sociedade paraibana à qual serviu, empenhadamente, por sucessivas décadas”, disse o conselheiro Nominando Diniz do amigo.
O local do velório e a hora de sepultamento do conselheiro Flávio Sátiro ainda não foram informados pela família.
Flávio Sátiro Fernandes nasceu em Patos, município-polo do Sertão paraibano, em 13 de janeiro de 1942. Seus estudos iniciais completaram-se no Colégio Padre Félix, em Recife. Também, ali, a quase bicentenária Faculdade de Direito, centro de formação de aclamadas expressões dos meios literários, jurídicos e políticos regionais, o teve como aluno de 1960 a 1964, ano em que se graduou.
Compôs o Conselho Estadual da Educação de janeiro a maio de 1974, período depois do qual assumiu a Secretaria do Interior e Justiça do Estado, ali permanecendo até março do ano seguinte. Em seguida, assumiu a Procuradoria Geral do Ministério Público de Contas. Em setembro de 1975, ingressou no quadro de membros do Tribunal de Contas da Paraíba, organismo que presidiu por três biênios (1981/82, 1993/94 e 2001/2002), aposentando-se ao final do último deles.
Veja mais: