Meningite mata oito em João Pessoa; vacina está disponível no SUS
Dados da Secretaria Municipal de Saúde revelam índice dos últimos quatro anos
Entre 2019 e 2023, 31 casos de meningite e oito mortes pela doença foram confirmados em João Pessoa, segundo o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SinanNet) do Ministério da Saúde (MS). A doença pode ser prevenida por meio da vacinação, que é ofertada gratuitamente em todas as salas de vacina da rede municipal.
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, e pode ser causada por vírus ou por bactéria, que é mais grave e pode levar ao óbito. “A prevenção por meio da vacinação é importante, porque há um risco de contrair meningite entre crianças menores de cinco anos, principalmente até um ano. No entanto, a infecção pode acontecer em qualquer idade”, explicou Fernando Virgolino, enfermeiro e chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.
O Sistema Único de Saúde (SUS), oferece, na assistência preventiva, as vacinas contra as formas mais graves de Meningite, que são: Meningite tipo C; Meningite por pneumococo; Meningite por Haemophilus influenzae e a Meningite tuberculosa.
Locais de vacinação em João Pessoa e horários dos serviços:
De segunda a sexta-feira:
– Centro Municipal de Imunização (CMI): 8h às 16h;
– Policlínicas Municipais: 7h às 17h;
– Unidades de Saúde da Família (USF): 7h às 11h e das 12h às 16h;
– Mangabeira Shopping: 13h às 22h.
Aos sábados:
– Mangabeira Shopping: das 8h às 16h.
Leia também: