Paraíba tem dois novos alertas de chuvas intensas
Ambos alertas, são de baixos os riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas
Na manhã desta quarta-feira (26), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas amarelos de perigo potencial de chuvas intensas para o estado da Paraíba. Um dos alertas contempla 27 municípios do Sertão e do extremo norte do litoral paraibano e o outro abrande 29 municípios localizados no Litoral do estado.
Ambos os alertas têm validade até 10h desta quinta-feira (27).
Nos dois casos, fala-se em previsão de chuva entre 20mm e 30mm por hora ou até 50mm por dia e ventos intensos entre 40km/h e 60 km/h. São baixos os riscos de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
No alerta para 27 municípios paraibanos, esse se estende ainda para os estados de Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas e Roraima. O outro alerta é mais restrito e pega ainda municípios mais próximos da orla de Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas e Bahia.
Confira a lista de cidades da Paraíba que estão sob alertas:
- Alhandra
- Baía da Traição
- Bayeux
- Belém do Brejo do Cruz
- Bernardino Batista
- Bom Sucesso
- Brejo do Cruz
- Brejo dos Santos
- Caaporã
- Cabedelo
- Caiçara
- Capim
- Catolé do Rocha
- Conde
- Cruz do Espírito Santo
- Cuité de Mamanguape
- Curral de Cima
- Itapororoca
- Jacaraú
- Jericó
- João Pessoa
- Joca Claudino
- Juripiranga
- Lagoa
- Lagoa de Dentro
- Lastro
- Logradouro
- Lucena
- Mamanguape
- Marcação
- Mataraca
- Pedras de Fogo
- Pedro Régis
- Pitimbu
- Poço Dantas
- Poço de José de Moura
- Riacho dos Cavalos
- Rio Tinto
- Santa Cruz
- Santa Helena
- Santa Rita
- São Francisco
- São João do Rio do Peixe
- São José do Brejo do Cruz
- São Miguel de Taipu
- Sapé
- Sobrado
- Sousa
- Triunfo
- Uiraúna
- Vieirópolis
Orientações
As instruções do órgão é que em caso de rajadas de vento, a população deve evitar se abrigar debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas. E que não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também deve ser evitado o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Para ocorrências de risco, a população deve entrar em contato com a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).