TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
Aumento à vista

Passagem de ônibus: reajuste deve ser discutido nesta sexta (3), em João Pessoa

Conselho de Mobilidade foi acionado para reunião na capital paraibana

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
Ônibus em João Pessoa
Ônibus em João Pessoa (Imagem: Reprodução)

O Conselho de Mobilidade Urbana de João Pessoa tem reunião marcada para esta sexta-feira (3). O encontro com representantes da Semob (Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana) e do Sintur (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano) deve discutir, a partir das 12h, o reajuste da tarifa de transporte público na capital paraibana. Atualmente o preço da passagem de ônibus está fixado em R$ 4,40.

Em João Pessoa, a Semob avalia os custos apresentados pelas empresas de ônibus e calcula a proposta de novo valor da passagem. O índice da tarifa é votado por 13 entidades do conselho e depois avaliado pela prefeitura.

Sem subsídio

Em janeiro deste ano, em entrevista ao Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan João Pessoa, Isaac Júnior, presidente do Sintur-JP, declarou que o cálculo do preço da passagem na capital é injusto, colocando consumidores como os únicos a arcarem com os custos do serviço.

De acordo com Isaac, João Pessoa é uma das únicas capitais do país sem subsídio para o transporte público. “Vinte capitais possuem algum tipo de subsídio, cerca de dez têm redução de ISS. Não é preciso arcar com subsídio diretamente, mas ao menos, reduzir ou isentar impostos”. Atualmente, o governo do estado mantém a redução de metade do ICMS cobrado sobre o óleo diesel.

Para o novo valor das passagens, o Sintur alega queda de passageiros, a alta de preços dos combustíveis e a concorrência do transporte por aplicativo.

Para Isaac, em menos de 20 dias o novo valor da passagem de ônibus deve ser definido. “A expectativa é que ainda dentro desse mês de janeiro, sejamos provocados para a reunião e apresentação desses valores. Ainda não há valor ou percentual, mas, internamente, estudos mensais mostram números que são analisados. Esse estudo é realizado pela Semob através de análise dos documentos sobre os custos do transporte público”, disse.

Leia também:


Relacionadas