Enfermeiros paralisam atividades e pedem pagamento do 'piso salarial'
Manifesto acontece na Praça da Paz, no bairro dos Bancários, em João Pessoa.
Profissionais da enfermagem realizam nesta sexta-feira (10), uma manifestação em que pedem melhores salários e condições de trabalho. A categoria também deflagrou greve de 24 horas e fará no período mobilizações em pontos distintos de João Pessoa.
O grupo reivindica que mesmo com o governo do estado informando que a Paraíba seria o primeiro estado no Brasil a pagar o piso, isso não aconteceu em razão da retirada de gratificações transformando, segundo a categoria, o piso em teto. Prestadores de serviço e contratados não teriam recebido o piso aprovado em congresso.
Nesta manhã hoje um grupo de reuniu nas imediações da Praça da Paz, no bairro dos Bancários. Está agendado um novo manifesto durante a tarde de hoje na avenida Epitácio Pessoa. Ao menos quatro sindicatos relacionados à defesa dos profissionais de saúde estão envolvidos na articulação.
Mobilização nacional
Para hoje profissionais da saúde de todo o país agendaram protestos que tem como objetivo reivindicar o pagamento do piso salarial da enfermagem no Brasil. O movimento, inclusive, é encabeçado pelo Fórum Nacional da Enfermagem. Vale lembrar que nacionalmente há impasse com relação ao pagamento do benefício.
A Lei nº 14.434 aprovada pelo Congresso Nacional informa que o valor do piso para enfermeiros é de R$ 4.750. Da quantia, 70% é destinada aos técnicos de enfermagem, e 50% aos auxiliares de enfermagem e parteiras.
Leia mais: