TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Este ano

Quase 400 pessoas são vítimas de animais peçonhentos em Campina

395 casos de vítimas de animais peçonhentos foram registrados no Hospital do Trauma de Campina Grande

Por Rinaldo Pedrosa Publicado em
Hospital do Trauma registra quase 400 ataques de animais peçonhentos em 2023
Hospital do Trauma registra quase 400 ataques de animais peçonhentos em 2023 (Foto: Reprodução)

De acordo com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox) do Hospital de Trauma de Campina Grande, foram registrados 395 pacientes vítimas de acidentes com animais peçonhentos. Desse total, 23 foram picados por cobras, 47 por abelhas e 325 por escorpiões.

Médica do Trauma, Flávia Martins fala sobre a importância da busca por atendimento médico logo após os ataques, “Uma prática comum entre as vítimas de escorpiões é colocar álcool ou alho no local da picada. Porém tal atitude não é recomendada e muitas vezes chega a queimar a pele com alho, piorando o quadro clínico. A recomendação é apenas manter o local limpo e colocar compressa morna, se possível, e seguir para o serviço de saúde disponível aqui no Hospital De Trauma

Ainda segundo a médica, o cuidado maior deve ser com as crianças, que não sabem relatar o ocorrido, como por exemplo a picada de escorpião, que raramente deixa marca. Por fim, Flávia Martins afirma que em relação a picadas de cobra, a identificação do tipo do animal é importante para que seja aplicado o soro adequado.



Relacionadas