TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
Fique atento

Apneia do sono: conheça os perigos relacionados ao ronco

Distúrbio é um problema para o sistema cardiovascular

Por Rinaldo Pedrosa Publicado em
Apneia do sono: Conheça os perigos relacionados ao ronco
Apneia do sono: Conheça os perigos relacionados ao ronco (Foto: Freepik)

Você já ouviu reclamações sobre roncar demais? O famoso ruído causado por quem está dormindo pode ser sinal de um problema mais grave: a apneia obstrutiva do sono. Esse distúrbio é um risco para o sistema cardiovascular.

Segundo o especialista Valério Vasconcelos, “Apneia significa parada de respiração. A apneia do sono é o distúrbio no qual o indivíduo sofre breves e repetidas interrupções da respiração enquanto dorme”, explica o cardiologista e pesquisador Valério Vasconcelos. Após essa parada, acrescenta o médico, a pessoa acorda, emitindo um ronco muito barulhento."

 Há uma relação direta entre a apneia do sono e a saúde do coração, pois a apneia provoca paradas respiratórias durante o sono, é o que afirma Valério “A pressão arterial e a frequência cardíaca aumentam, além dos vasos ficarem mais estreitos por conta da baixa oxigenação no sangue."

O especialista comenta que o ronco em pessoas com algum tipo de cardiopatia é um sinal de alerta de que algo está errado no organismo. “O ronco é um sinal de que algo não vai bem. Ele geralmente sinaliza disfunções relacionadas à obesidade, à hipertensão e a problemas cardiovasculares. Se não tratadas, essas doenças podem até mesmo provocar a morte prematura de uma pessoa”, lembra o médico.

Por isso, o médico Valério Vasconcelos recomenda que todas as pessoas que roncam, ou que tenham um ronco que chegue ao ponto de incomodar, devem procurar atendimento médico para poder ter um diagnóstico. “Saber a causa do problema é fundamental, e isso pode ser feito por meio de uma polissonografia, que verifica se realmente há a síndrome de apneia ou hipopneia do sono”, diz. No caso de pessoas que sofrem de apneia do sono grave, um cardiologista deve ser consultado.", finaliza.

Imagem de jcomp no Freepik

Leia também:



Relacionadas