Reaproveitamento de água é tema de pesquisa no interior da Paraíba
Evento tem início nesta quinta (9) e será realizado em Campina Grande
A Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), realiza nesta quinta (9) e sexta (10), em Campina Grande, um seminário sobre tecnologias que tratam e reaproveitam a água das pias, chuveiro e lavagem da roupa. Segundo estudo feito pelo instituto, até 80% da água utilizada pelas famílias podem ser reaproveitadas.
“O acesso ao saneamento básico rural é um direito de todas as pessoas. Mas ainda temos a metade da população rural sem saneamento. O reuso tem um potencial de manter o quintal produzindo fruteiras e forragens para os animais com a água tratada. Além de contribuir para os efeitos das mudanças climáticas nos territórios”, destaca José Camelo, assessor técnico da ONG AS-PTA que atua no território da Borborema na Paraíba.
De acordo com o ASA-PB, a programação prevê, no dia 9, uma visita a campo para conhecer duas experiências de reuso de água cinza. E, no dia 10, apresentações de experiências desenvolvidas pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa), uma ONG que tem desenvolvido um trabalho de referência nesse campo, INSA, Universidade Rural Federal de Pernambuco e ASA-PB.
O evento é restrito a agricultores e assessores técnicos da ASA PB
Leia mais: