Exagerou no pré-carnaval? Veja dicas de como se livrar da ressaca
Nutricionista dá dicas acerca da necessidade de uma boa alimentação após as festas
As prévias de carnaval já começaram por todo Brasil. Contudo, apesar da folia, é necessário manter os cuidados com alimentação e hidratação para evitar a dor de cabeça e problemas após as festas.
Segundo o nutricionista e mestre em alimentos, Rodrigo Dutra, nesse período as pessoas costumam suar mais e ingerir bebida alcoólica, então a água mineral, de coco e sucos naturais devem ser bastante consumidos.
“Frutas como melancia, abacaxi e melão também são ótimas opções porque são ricos em água, além disso, também são bem-vindos para repor os eletrólitos perdidos do suor. Uma dica é levar uma garrafinha com água” - Ensina Rodrigo
Ainda de acordo com o nutricionista, quem consome bebida alcoólica precisa ter cuidado redobrado. Uma delas, é não ingerir a bebida com a barriga vazia, por exemplo, de jejum. “Isso faz com que o álcool seja absorvido de forma mais lenta. É importante comer primeiro e intercalar o consumo com a água, porque isso ajuda a reduzir o efeito de desidratação causado pelo álcool, evitando a temida ressaca no dia seguinte”, explica.
A falta dele pode causar diversas complicações. A sede e a boca secas já são sinais de desidratação. O ideal não é esperar ter sede para consumir. A falta de água pode causar dor de cabeça, tonturas, fraqueza, confusão mental, câimbra, perda do equilíbrio, entre outros sintomas. Observe sempre a cor da sua urina, se estiver muito escura, é sinal que deve beber mais água. Quando está clara, é sinal de corpo hidratado”, finaliza.
Leia mais: