TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
nota

CAPES: bolsistas afetados por cortes terão refeições gratuitas na UEPB

A reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) emitiu uma nota de repúdio contra os cortes do CAPES

Por Carlos Rocha Publicado em
UEPB oferece 160 vagas abertas para cursos técnicos gratuitos
UEPB oferece 160 vagas abertas para cursos técnicos gratuitos (Foto: Reprodução)

Após contigenciamento de verbas, o Ministério da Educação (MEC) repassou, nesta quinta-feira (8), o valor de R$ 50 milhões para honrar o pagamento das bolsas na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). No entanto, o valor permite apenas a cobertura dos pagamentos referentes à educação básica. Ficou de fora da conta a regularização do pagamento de mestrandos e doutorandos, estimado em R$ 155 milhões.

O valor desbloqueado será usado para quitar as despesas de dezembro de 100 mil bolsas de pesquisadores vinculados aos seguintes programas: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), Residência Pedagógica, Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), Proeb e Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) emitiu uma nota de repúdio e afirmou que estudantes afetados pelos cortes estão autorizados, a partir desta sexta-feira (9) a fazer suas refeições de forma gratuita no Restaurante Universitário. As refeições são garantidas até o final do semestre letivo, mediante cadastro prévio na Pró-Reitoria Estudantil (PROEST).

Confira a nota na íntegra:

A Reitoria da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) repudia veementemente o corte financeiro imposto ao Ministério da Educação e às suas autarquias, a exemplo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que inviabilizou completamente a possibilidade de pagamento das bolsas de estudo de centenas de milhares de estudantes de graduação (PIBID e Residência Pedagógica), mestrado, doutorado, pós-doutorado e jovens residentes no pais e no exterior.

A interrupção do pagamento das bolsas de estudo não apenas demonstra a falta de compromisso do Governo Federal com as políticas públicas nas áreas da Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação no país, como também demonstra a falta de respeito com milhares de estudantes e pesquisadores, os quais, em sua grande maioria tem suas bolsas de estudo como única fonte de renda, e que nesse momento se encontram em grave situação de vulnerabilidade social.

A UEPB endossa as notas já emitidas pela ANPG, ictp.Br, FOPROP, PROIFES, e demais Universidades e aguarda que os mandatos de segurança interpostos no STF surtam efeito com a máxima brevidade, permitindo o reestabelecimento dos pagamentos regulares de todos bolsistas.

A reitora da UEPB informa ainda que tomou a decisão de autorizar a partir dessa sexta-feira (9) os estudantes bolsistas da Capes, que estão sem receber suas bolsas, a fazerem suas refeições de forma gratuita no Restaurante Universitário até o fim do semestre letivo, mediante cadastro prévio na Pró-Reitoria Estudantil (PROEST).



Relacionadas