Calvário: Ricardo Coutinho e Coriolano são denunciados por irregularidades na Lotep
Denúncia foi protocolada na tarde dessa quarta (14) e tramita na 2ª Vara Criminal de João Pessoa
O ex-governador Ricardo Coutinho (PT) e o irmão Coriolano Coutinho foram denunciados pelo Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) como responsáveis por irregularidades na Loteria do Estado da Paraíba (Lotep). A nova denúncia tramita na 2ª Vara Criminal de João Pessoa. A defesa do político diz que a investigação tem viés político e persecutório.
A denúncia aponta crimes contra o patrimônio e extorsão, originados da Operação Calvário, e foi protocolada na tarde dessa quarta-feira (15). As investigações trabalham numa linha em que a Lotep estaria sendo utilizada de forma irregular por eles.
As investigações apontam que Coriolano passou a controlar as ações da Lotep e que ele era o responsável pelas propinas direcionadas a Ricardo Coutinho. Coriolano é visto como a pessoa que fazia o trânsito do poder do Estado para direcionar concessões de empresas sob a possibilidade de rescindir contratos já firmados para a exploração de jogos, incluindo demissão, desligamento ou inabilitações. Além dessa influência, ele também é suspeito de realizar extorsões, crime que é apontado por duas vezes no documento.
Em nota, a defesa do político disse que a denúncia “se baseia em ilações antigas, amparadas nas já rechaçadas e desacreditadas palavras de delatores premiados”. Os advogados de Ricardo ainda afirmam que a investigação tem “viés político e persecutório”, por conta do nome do ex-governador ser especulado para compor o novo governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Veja mais: