Novo Ensino Médio traz mudanças e dá autonomia para estudantes
Colégio Marista Pio X é referência na implantação da nova grade curricular
O Novo Ensino Médio propõe o desenvolvimento da autonomia dos alunos com foco em competências e habilidades específicas. É um modelo de aprendizagem por áreas de conhecimento voltada para a formação profissional. Entre as mudanças estão: o aumento da carga horária, a nova grade curricular e os itinerários formativos por parte do aluno. Novidade para os estudantes do primeiro ano do ensino médio e desafio para as instituições que tiveram que implementar as novas diretrizes curriculares nacionais.
Currículo é organizado por áreas de conhecimento
O novo modelo começou a ser implantado de forma gradual em 2022. Nessa nova estrutura, assim como acontece no Enem, o histórico escolar dos alunos é baseado em áreas de conhecimento e mais uma formação técnica e profissional. A carga horária vai passar de 2.400 horas para 3 mil horas, sendo 1.800 destinadas as disciplinas obrigatórias da base Nacional Comum Curricular e 1.200 horas para os itinerários formativos.
No Colégio Marista Pio X são ofertadas três opções de itinerários, sendo eles: ciências da vida e da saúde; linguagens e ciências humanas; e matemática e engenharias. Para os alunos, essa possibilidade é bastante proveitosa, como conta a aluna Leticia Wolmer. Ela encontrou no itinerário de linguagens e ciências humanas a oportunidade de aprofundar os estudos sobre as artes. “Desde muito cedo, eu sempre me identifiquei mais com as artes, e eu acho que Humanidades e Linguagens foi a área que me foi dada como escolha que mais engloba essa parte, que é a que eu mais me interesso”, contou.
Como manter os alunos focados
O Novo Ensino Médio Marista Pio X contribui com o desenvolvimento do projeto de vida dos estudantes. Para conversar com a realidade atual e conectar a educação com o mercado de trabalho, a direção do colégio desenvolveu um modelo para que a nova grade curricular cumprisse o determinado pela legislação e pudesse ser atrativa para os alunos. Os professores passaram por treinamentos para realizar as aulas de maneira integrada entre as diferentes disciplinas e áreas de conhecimento. Toda essa dedicação da equipe foi recompensada com o elevado grau de satisfação de pais e alunos durante o ano letivo de 2022. “Nós precisávamos fazer algo que fosse minimamente legal, e depois que fosse também atrativo para os estudantes. Nós fizemos uma pesquisa com os estudantes para saber sobre o grau de satisfação e como eles estavam entendendo esse Novo Ensino Médio, e os resultados foram surpreendentes. Os pais e estudantes apresentam um grande grau de satisfação”, comemora o diretor-geral, professor Aloirmar José.