Novembro Azul: João Pessoa vai ter “busca proativa” por homens
Secretário de Saúde de João Pessoa explica que, neste ano, ações devem buscar público-alvo de forma ainda mais ativa
A cidade de João Pessoa deve ter busca proativa em busca de uma melhor saúde para homens no mês da campanha do Novembro Azul, que visa a conscientização e prevenção do câncer de próstata.
O câncer de próstata, inclusive, é o principal tipo de doença que acontece entre os homens. Com evolução lenta e debilitante, o primeiro passo para que o público-alvo possa se prevenir é com uma simples consulta avaliativa.
O secretário de Saúde de João Pessoa, Luís Ferreira Filho, contou que o trabalho feito pela pasta deve acontecer de forma diferente neste ano, com mais ações ativas de ida até os homens nas mais diversas áreas sociais.
“Nós vemos uma grande resistência em trazer o público masculino para que ele cuide da saúde, diferente do feminino. Em novembro, nós vamos ter uma busca muito mais proativa este ano. Vamos procurar públicos mais resistentes ao atendimento médico, a construção civil, o funcionalismo público, as polícias. Vamos entrar nas comunidades, com buscas itinerantes e ativas”, explicou.
A forma de garantia da cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo que não existam sintomas, os homens que tenham 45 anos em diante, com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem procurar um urologista para conversar sobre o exame de toque retal, permitindo, assim, que o médico possa avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).
Aproximadamente cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata recebem diagnóstico pela alteração no toque retal. Outros exames podem ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, tal como as biópsias, onde são retirados fragmentos da próstata para análise.
Veja mais: