Operação desarticula grupos de contrabando de cigarros na Paraíba
João Pessoa, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Patos, Sumé foram as cidades paraibanas por onde a PF atuou
Um trabalho conjunto das forças de segurança da Paraíba, liderados pela Polícia Federal, desarticulou grupos criminosos que são especializados no contrabando de cigarros e que aplicavam crimes de lavagem de dinheiro. No estado, as cidades de João Pessoa, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Patos, Sumé contemplavam essas práticas irregulares.
A PF confirmou que estão sendo cumpridos 60 mandados de busca e apreensão e quatro prisões expedidos pela Justiça Federal. Além da Paraíba, os estados do Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Goiás, Rio Grande do Sul e Distrito Federal também estão envolvidos nas investigações.
De acordo com a apuração das forças de segurança, os crimes eram praticados há aproximadamente 10 anos, com sequestro de bens móveis e imóveis obtidos em virtude das atividades delituosas, além de adquirirem produtos no exterior e introduzi-los no Brasil de modo clandestino, distribuindo-os em vários pontos do território nacional no mercado de atacado e de varejo.
Existe a possibilidade de os investigados responderem pelos crimes de contrabando, lavagem de dinheiro, organização criminosa e evasão de divisas. Todos eles, somados, têm pena máxima de 29 anos de prisão.
Além da Polícia Federal, a Receita Federal, a Secretaria da Fazenda do Estado da Paraíba, Polícia Civil, a Polícia Militar, a Polícia Rodoviária Federal, o Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal atuaram nas investigações.
Veja mais: