O que se sabe sobre a nova variante do coronavirus, a BQ.1? Veja
BQ.1 é a uma sublinhagem da variante Ômicron
Uma nova subvariante do coronavírus voltou a preocupar autoridades de saúde no Brasil: a BQ.1. Ela, que é uma das mutações mais recentes do vírus, é a uma sublinhagem da variante Ômicron. Mas o que já se sabe sobre essa variante?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), que monitora as novas linhagens do vírus, a cepa BQ.1 já foi detectada em 65 países. No Brasil, pelo menos cinco estados registraram casos da subvariante: São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Amazonas.
A chegada da nova subvariante da Ômicron tem contribuído com o aumento no número de casos de Covid-19. No Jornal da Manhã, da rádio Jovem Pan João Pessoa, o médico infectologista Fernando Chagas falou sobre o que se sabe sobre essa cepa e se existe a possibilidade de nova onda de casos. (Ouça a entrevista no fim da matéria)
Características da BQ.1
Segundo ele, o que já se sabe sobre a BQ.1 é que ela é mais transmissível que outras mutações do coronavírus. Além disso, há mais facilidade de infecção pela nova subvariante, apesar da imunidade gerada pela vacina e por infecções anteriores.
Nesse novo cenário, o infectologista Fernando Chagas alerta que é importante estar vacinado contra a Covid-19. Isso porque a maioria dos casos graves da doença estão associados à falta de imunização.
Até o momento, não há registros de infecções pela nova subvariante BQ.1 na Paraíba.
Ouça a entrevista do infectologista na íntegra:
Leia também: