Paraíba tem média de oito acidentes de trabalho por dia, aponta MPT
Entre 2020 e 2021, o número de acidentes de trabalho na Paraíba aumentou 27%, passando de 2,3 mil notificações para 2,9 mil
A ocorrência de um acidente no trabalho é motivo de preocupação tanto para as empresas como para os trabalhadores. Seja por desrespeito às leis ou negligência às normas de segurança, as consequências podem ir desde um afastamento, perda ou redução da capacidade do trabalhador ou até mesmo óbito.
Entre 2020 e 2021, o número de acidentes de trabalho na Paraíba aumentou 27%, passando de 2,3 mil notificações para 2,9 mil, com uma média de oito acidentes por dia no Estado, segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (smartlabbr.org/sst), iniciativa do Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
O MPT-PB participou, na tarde da última segunda-feira (7), do Pré-Congresso em Saúde do Trabalhador, realizado no Centro de Convenções de João Pessoa. O evento foi promovido pelo Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest-PB) e fez parte do 19º Congresso da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT).
Durante o evento, o procurador do Trabalho Carlos Eduardo de Azevedo Lima destacou os números preocupantes de acidentes de trabalho. Ele representou o MPT no evento, integrando a mesa de abertura do ‘Espaço RENAST’, como parte da programação do Congresso, com palestras sobre a saúde integral do trabalhador.
“A cada cinco minutos, ocorrem 20 mortes no mundo em decorrência de acidentes de trabalho. No Brasil, é registrado um acidente a cada 51 segundos. Na Paraíba, são pelo menos oito acidentes por dia e o Estado registrou um aumento de 27% no número de acidentes entre 2020 e 2021.Tendo em vista esses dados preocupantes, é imprescindível a atuação conjunta de vários órgãos, de cunho preventivo e com foco nas políticas públicas voltadas para a mudança dessa realidade”, ressaltou o procurador Carlos Eduardo, vice-coordenador Regional da Codemat/MPT.
“É necessário avançar para efetivamente baixar os índices de subnotificação. Sem isso, não temos como ter uma estimativa fidedigna dos dados e, por conseguinte, não temos como elaborar políticas públicas que sejam mais eficazes e mais adequadas”, acrescentou.
A diretora-geral do Cerest-PB, Celeida Barros, considerou que o evento foi uma oportunidade de preparação dos profissionais para o fomento à cultura da saúde no trabalho. “Estamos atuando nesse processo de forma incisiva, reorganizando e regionalizando toda a rede para garantir assistência aos trabalhadores e diminuir a incidência do adoecimento dentro do processo de trabalho”, afirmou.
A programação do Espaço RENAST contou com a presença do médico e auditor-fiscal do trabalho, José Ribamar Rodrigues; da secretária executiva de Saúde da Paraíba, Lívia Borralho; integrantes da Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador (CGSAT) e de professores na área de saúde do trabalhador, além de outros profissionais da área de saúde e segurança do trabalho.
DADOS – OBSERVATÓRIO SST
Acidentes de trabalho
2,3 mil acidentes de trabalho registrados na Paraíba em 2020
2,9 mil acidentes de trabalho registrados na Paraíba em 2021
Aumento de 27%
MORTES por acidentes de trabalho na Paraíba
2020 - 14 óbitos registrados
2021 - 19 óbitos registrados
Aumento de 35% no número de mortes
NO BRASIL
1 ACIDENTE A CADA 51 segundos.
NA PARAÍBA
8 ACIDENTES POR DIA (em média).
(Fonte: smartlabbr.org/sst)