Proclamação da República: entenda mais sobre o feriado
Dia é considerado feriado por determinação da legislação nacional
O Dia da Proclamação da República é celebrado, no Brasil, no dia 15 de novembro e se tornou feriado nacional. Foi através desse feito que foi instituída essa forma de governar o país, no ano de 1889, após o desgaste e a perda de popularidade da monarquia brasileira no fim do século XIX.
A partir de então, um movimento de militares, sob liderança de Deodoro da Fonseca, aliado a civis, conspirou para derrubar a monarquia e proclamar a república.
Muitos historiadores, porém, comentam que os eventos desse dia foram um golpe contra a monarquia. É que, na interpretação deles, a transição de regime não foi democrática e não contou com participação popular, tendo sido, assim, um movimento de elite. Todas as insatisfações citadas resultaram em um movimento que conspirou para a derrubada da monarquia no Brasil.
A cada ano que passa, o dia 15 de novembro segue sendo considerado feriado nacional por determinação da legislação brasileira. Em 14 de janeiro de 1890, foi emitida a primeira lei reconhecendo o dia como feriado.
Veja mais: