Ipês voltam a florescer em ruas de João Pessoa; veja fotos
Nos últimos anos, segundo autoridades locais do meio ambiente, a floração dos ipês vem ocorrendo de forma mais tímida
Quem passa pelas avenidas Ministro José Américo de Almeida, a Beira Rio, e na Hilton Souto Maior, na altura do bairro José Américo, em João Pessoa, já pode contemplar a fase mais bela dos ipês plantados na região. Eles começaram a florescer proporcionando uma das mais belas imagens da cidade.
Nos últimos anos, segundo autoridades locais do meio ambiente, a floração dos ipês vêm ocorrendo de forma mais tímida e isso pode estar ocorrendo por causa da poluição atmosférica.
Para oferecer um cuidado maior às árvores, um monitoramento com orientação sobre a forma correta de fazer a poda é fundamental. Tudo feito de acordo a Norma Técnica 12.246/2013, da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU). As podas de assepsia retiram o mínimo de galhos e também é feita a correção do solo, com aplicação de macronutrientes.
João Pessoa tem cadastrados aproximadamente 3 mil árvores de ipês em áreas públicas como praças, canteiros de ruas, avenidas e escolas.
Ipê em Tupi significa “casca dura”. A árvore é nativa do Brasil e pode ser encontrada em todas as regiões. Com sua floração exuberante, o ipê pode chegar a atingir 30 metros de altura. Para a floração ocorrer, a árvore perde todas as folhas, que são substituídas por cachos de flores de cores intensas, variando entre o amarelo – mais comum no Parque Sólon de Lucena – roxo, rosa e branca. É ideal para plantio em praças, jardins, ruas e avenidas largas sem fiação. Os ipês do Parque Solon de Lucena são árvores da década de 1950, têm aproximadamente 70 anos.