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'Black Fraude': veja dicas para não ser vítima de golpes

Procon dá orientações importantes para que o consumidor fique atento.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Consumidor deve ficar atento para não cair em golpes
Consumidor deve ficar atento para não cair em golpes (Foto: Governo da Paraíba)

Período propício para negócios e compras, a Black Friday acontecerá no próximo dia 25 de novembro e gera muita expectativa no público atrás de descontos relevantes em produtos de todas as categorias. Para não ser vítima de golpes ou da famosa 'black fraude', o consumidor deve ficar atento aos preços praticados. Por isso, vale pesquisar e muito, além de prestar atenção a dicas importantes.

A Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-PB), elencou apontamentos para que as compras sejam realizadas de uma forma mais segura:

- Fique atento aos preços apresentados antes da Black Friday para saber se realmente aquele produto ou serviço obteve desconto/

- Pesquise, mesmo as lojas aderindo a Black Friday, os preços podem variar entre os estabelecimentos;

- Fique atento, não compre em qualquer site, verifique se aquela página virtual possui o cadeado localizado no canto superior esquerdo. Busque informações no consumidor.gov.br ou em outras plataformas como o “ Reclame aqui”;

- A melhor forma de pagamento online é através de cartão de crédito, ou serviço como Paypal ou Pagseguro. Evite pagar com PIX ou boletos, pois em caso de fraudes o ressarcimento fica mais difícil;

- Preste atenção na política de troca do estabelecimento e não esqueça de guardar a nota fiscal. Registre de todos os passos feitos durante a compra de um produto. Isto é, salve os e-mails, grave as telas e todas as comunicações eventualmente realizadas com o fornecedor;

- Após a compra de um produto na internet, o consumidor tem até 7 dias para se arrepender, a contar da data de entrega. Ele pode inclusive receber o valor pago no frete;

- Caso o consumidor identifique práticas inadequadas, a orientação é que busque seus direitos. O primeiro passo é procurar o gerente ou responsável pela loja. Não havendo acordo, ele deve ir imediatamente ao Procon Estadual da Paraíba para fazer a denúncia;

- O atendimento do PROCON-PB está funcionando de forma híbrida, remota através do nosso WhatsApp (83) 98618-8330 e também na forma presencial, através de agendamento prévio no número 3221-6356. Você também pode ligar no 151.

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