Paraíba registra 340 casos de picadas de cobras em 2022
Saiba onde buscar atendimento médico após picada de cobra ou outros animais peçonhentos no estado
Em 2022, foram registrados 340 acidentes com cobras na Paraíba, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES). De janeiro a novembro deste ano, foram 247 casos de picadas de jararaca, 68 de cascavel e 25 de cobra coral.
Nessas situações, é necessário receber um soro antiofídico de tratamento inicial para evitar complicações. Mas você sabe onde encontrar ele na Paraíba?
De acordo com a SES, os locais de referência para o soro antiofídico são: Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa; Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande; Hospital Regional Janduhy Carneiro, em Patos; Hospital Regional de Cajazeiras; Hospital Regional Santa Filomena, em Monteiro.
Medidas de prevenção, especialmente em zonas rurais
- Utilizar calçados fechados
- perneiras ou botas de cano alto
- ficar atento onde pisar ou colocar as mãos para se apoiar
- não mexer em buracos no chão ou em troncos de árvore sem proteção;
Recomendações
Em caso de acidente, é preciso lavar a região da picada com água e sabão, manter o local da picada em posição confortável e levar a vítima para atendimento médico. Não fazer cortes ou torniquetes no local, manter o paciente deitado e hidratado e jamais aplicar qualquer tipo de substância como álcool, borra de café, vinagre, urina, entre outros.