Ornamentação para a Copa une comerciantes em rua de João Pessoa
A iniciativa de enfeitar a rua e os imóveis veio de um dos comerciantes
O torneio mundial mais importante do mundo consegue despertar em pessoas de diferentes culturas, crenças, costumes e etnias um sentimento similiar de unidade e torcida. No Brasil não é diferente e pode ser que tenha até mesmo um tempero a mais de calor humano. É esse sentimento que faz com que haja uma mobilização em muitas ruas espalhadas pelo país para a decoração do ambiente com as cores da bandeira. A ação já virou uma tradição e atravessa gerações.
Em João Pessoa, mais precisamente no bairro Jardim Veneza, a prática se mantém viva e ganhou um olhar até mesmo empreendedor, já que alguns comerciantes pontuam que a ornamentação da rua é atrativa e contribui para o aumento da clientela. Essa é uma estratégia de comerciantes da Rua Vigilante Bernardino Alves Correia.
A iniciativa de enfeitar a rua e os imóveis veio de um dos comerciantes. Eles se reuniram, apresentaram a proposta e todos os outros concordaram. Cada um deles contribuiu e colocou a mão na massa. O resultado foi um ambiente temático e bonito, despertando a atenção e o interesse de quem passa.
Keron Ricci, de 19 anos, é formada em Marketing e trabalha no estabelecimento que organizou a ornamentação. Ela foi uma das idealizadoras do mutirão de ornamentação e contou detalhes de como tudo aconteceu ao Portal T5.
"Desde o início do ano a gente já estava pensando como seria a organização aqui da loja. Mas aí a gente pensou que seria interessante fazer na rua inteira, até porque chama mais atenção e melhora o movimento também. Daí a gente conversou com o pessoal da rua, decidimos que cada um ia contribuir com valor em mim e decoramos a rua inteira", disse.
A jovem revelou que quem não conseguiu contribuir com um valor financeiro, doou o seu trabalho, mas não ficou de fora do trabalho em equipe.
"Cada um contribuiu da forma que pôde. Além do valor, uns varreram a rua, outros com a pintura, outros com a bandeira. Todos participaram, mais de 10 pessoas. Copa do mundo tem disso, né? Une todo mundo, criança, adulto e idoso", contou.
O resultado pôde ser percebido nos primeiros momentos em que a ornamentação tomava forma, segundo Keron. Ela disse que ouviu elogios e testemunhou pessoas tirando fotos. Com otimismo, ela vislumbrou o hexa e também a união com as pessoas que fizeram dessa missão um verdadeiro momento de unidade.
"Quando decoramos, todo mundo que passava elogiava, admirava, tirava foto, vídeo. Chamou muito a atenção. E vamos pra final, garantir o hexa. Acho que vai ser bacana ver todo mundo aqui, assistindo e torcendo junto. Vamos colocar uma televisão na rua e juntar o pessoal", finalizou.