TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
Serviços em João Pessoa

Outubro Rosa: medo atrasa diagnóstico precoce de câncer de mama

Veja como solicitar mamografia gratuita em João Pessoa

Por Juliana Alves Publicado em
Câncer de mama é causa de maior mortalidade entre as mulheres
Câncer de mama é causa de maior mortalidade entre as mulheres (Foto: Reprodução/EBC)

No mês de outubro é lançada uma atenção especial para a saúde das mulheres. A campanha ‘Outubro Rosa’ acontece anualmente e tem o objetivo de alertar a sociedade, em especial as mulheres, sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Esse, além de ser causa de maior mortalidade entre as mulheres, conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é o segundo  tipo de câncer mais frequente no mundo. O primeiro é o câncer de pele.

De acordo com a coordenadora estadual de Saúde da Mulher, Fátima Moraes, o medo e a desinformação atrasam o diagnóstico precoce e o tratamento da doença. “Tem muitas mulheres que fazem o exame e não voltam para pegar o resultado por medo. Mas é importante falar que mais de 90% dos casos de câncer de mama detectados precocemente têm cura”, afirmou.

A recomendação é que mulheres a partir dos 40 anos de idade faça a mamografia de rastreamento, a cada dois anos. Esse é um exame de rotina em mulheres sem sinais e sintomas de câncer de mama.

Mamografia gratuita em João Pessoa

O exame está disponível na Rede Municipal de Saúde e deve ser solicitado nas Unidades de Saúde da Família (USFs). Ao se dirigir a um dos postos de saúde, a mulher deve solicitar o formulário de requisição para realizar a mamografia. No local, a paciente será examinada por um profissional de saúde, que vai fazer a solicitação para o procedimento.

De posse da solicitação, a mulher pode se dirigir a um dos locais onde é realizado o exame, são eles: Centro Especializado de Diagnóstico do Câncer (CEDC), Hospital Napoleão Laureano, Hospital Universitário Lauro Wanderley e Hospital São Vicente de Paulo. É preciso levar documentos originais e cópias do Cartão do SUS de João Pessoa, RG, CPF e comprovante de residência atualizado, além da requisição do exame.

A usuária pode ainda se dirigir ao Distrito ao qual a unidade de saúde pertence e fazer o agendamento no local.

Leia também:



Relacionadas