João Pessoa alerta sobre importância da imunização contra meningite
Estados como Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais e São Paulo têm registrado aumento no número de casos
No Dia Nacional de Vacinação, a prefeitura de João Pessoa segue dando atenção ao processo de imunização da população. Desta vez, o alerta é para os casos de meningite, que tem sido motivo de preocupação em todo o país.
O aumento de casos de meningite tem ganhado notoriedade em estados como Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Minas Gerais e São Paulo. Na Paraíba, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, já foram notificados 38 casos da doença e dez mortes, em 2022.
“Considerada uma doença grave e contagiosa, a meningite é capaz de provocar sequelas e até mesmo a morte. A vacinação é a forma mais eficaz de evitar infecção”, esclareceu Fernando Virgolino, coordenador de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.
O Calendário Nacional de Vacinação contempla a prevenção contra meningite para todas as fases da vida.
A meningocócica C está disponível para crianças entre três e cinco meses e com o reforço aos 12 meses de idade. Para ampliar a cobertura a Meningo C, também estará disponível temporariamente para crianças de 5 a 10 anos (até fevereiro de 2023) e adultos (desde que sejam trabalhadores da saúde). Já a vacina meningocócica ACWY foi ampliada e será ofertada temporariamente para adolescentes de 11 e 14 anos. A ampliação tem como objetivo reduzir o número de portadores da bactéria em nasofaringe.
Confira, abaixo, os locais e os horários de vacinação em João Pessoa, de segunda a sexta-feira:
Centro Municipal de Imunização (CMI): – 8h às 16h
Policlínicas Municipais: – 7h às 17h
Unidades de Saúde da Família (USF): – 7h às 11h e das 12h ÀS 16h
Mangabeira Shopping: 13h às 22h
Veja mais: