Animais são furtados do zoológico de João Pessoa
Lista de animais levados contempla aves de várias espécies.
A Polícia Civil apura o furto de pelo menos 13 animais do Parque Arruda Câmara, a Bica, em João Pessoa. Um boletim de Ocorrência (BO) foi registrado na 2º Delegacia Distrital da cidade. Conforme o documento, foram levadas várias aves (veja lista abaixo).
Os furtos foram registrados no dia 1º de setembro deste ano. A ocorrência, no entanto, só foi publicizada nesta quarta-feira (7).
Confira a lista com as espécies levadas
1 papagaio moleiro
1 sabiá laranja
1 papagaio verdadeiro
1 periquitão maracanã
1 maitaca da cabeça azul
2 papagaios do mangue
2 maracanãs
2 sabiás cinzentos
2 sonhaços cinzentos
Por meio de nota, a assessoria de Comunicação da Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam-JP) confirmou o furto dos animais e alegou que está "tomando todas as providências para que os responsáveis sejam identificados e punido".
Leia na íntegra:
"Na madrugada do último dia 2 de setembro o Parque Arruda Câmara, Bica, foi invadido e o Recinto das Aves violado, sendo furtados treze pássaros (quatro papagaios, duas maracanãs, uma mailaca, três sabiás, dois sonhaços e uma periquita).
A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) informa que lamenta profundamente a ocorrência de um crime ambiental federal na área do Parque e está tomando todas as providências para que os responsáveis sejam identificados e punidos. As autoridades policiais foram informadas, a direção do Parque registrou boletim de ocorrência e os técnicos da Semam estão trabalhando para que as aves sejam localizadas e devolvidas.
É importante destacar que matar, perseguir, caçar, apanhar, vender ou expor à venda, adquirir ou simplesmente guardar ou ter em cativeiro espécimes da fauna silvestre sem autorização é crime tipificado no art. 29 da Lei de Crimes Ambientais, com pena que pode variar de seis meses a um ano de detenção, além de multa'.
Procurado, o diretor do Parque, Rodrigo Fagundes, não quis de pronunciar sobre o assunto. Consultada, a Guarda Civil Metropolitana afirmou que lançará nota sobre o ocorrido.
O Portal T5 tentou contato com a delegacia onde o caso foi registrado. Nossas ligações não foram atendidas.
Leia mais: